Juntos em busca de melhorias

Criada em: 15/09/2017 20:28:11

Iniciativa busca assinaturas de apoio a documento que tenta sensibilizar prefeitura a viabilizar local para treinos de alto rendimento

Dotar a capital tocantinense de uma via iluminada, com percurso revitalizado e delimitado para treino de triatletas e ciclistas de alto rendimento, com horário pré-estabelecidos e com a presença dos agentes de transito isolando a via é o objetivo de um ato comum das federações de Triathlon (FTTri) e de Ciclismo (FTC).

As entidades coletam assinaturas de apoio, de atletas e da sociedade, para um documento que tenta sensibilizar o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a agir para que a capital tenha uma via exclusiva de treinos de ciclismo.  A iniciativa conta com o apoio da Liga de Ciclismo Federados do Bolão (FDB).

As entidades lembram que Palmas tem sido palco da realização de grandes eventos esportivos, como o Ironman 70.3, o Sesc Triatlhon, a Copa Metropolitana de Ciclismo, a Prova 20 de Maio e, sediará, em 2018, a Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada e merece estar no patamar de outras cidades que já contam com vias demarcadas para treinamentos.

No documento, eles solicitam ao prefeito a intervenção da prefeitura para determinar, via projeto de lei, um local apropriado para esses treinos. "Palmas não  pode ficar atrás de cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro, Aracajú que já possuem vias interditadas nos moldes propostos", diz o documento assinado por Sério Sergio Henrique Moraes Lopes, presidente da FTTri e por Marcelo Antônio Leão, presidente da Federação de Ciclismo.

Eles também citam o aumento do quantitativo de pessoas usando a bicicleta como forma de manter a saúde em Palmas como justificativa para o pedido e ressaltam que também há um "lamentável" crescimento na quantidade de acidentes envolvendo ciclistas que utilizam a ponte FHC para treinos de alto rendimento. "O pedido visa à prevenção de um sinistro com vítima fatal", destaca o documento.

PISTA

As entidades sugerem ao prefeito a interdição da via leste da marginal da TO-050, no trecho localizado entre a rotatória próxima ao depósito da loja Nosso Lar, na altura do final da Avenida JK, até a rotatória do Posto Eldorado, na saída para Aparecida do Rio Negro e pedem que a interdição seja precedida das necessárias melhorias na via, como recuperação do asfalto e iluminação, para viabilizar os treinos noturnos.

Ao apoiar a iniciativa, a liga Federados do Bolão (FDB) destaca que no local já funciona, de forma improvisada, os treinos coletivos na terça e quinta-feira à noite e no sábado à tarde, quando os ciclistas se juntam para a disputa do "bolão", um treino conjunto entre ciclistas das categorias Elite, Master e Feminino.

ASSINATURAS

Quem quiser apoiar a iniciativa pode procurar qualquer loja especializada em bicicletas na capital, anotar seu nome e número de um documento de identificação e assinar o documento que será levado à Prefeitura de Palmas.

Voltar
Fonte: FTTRI
Compartilhar